Sempre é possível aprender com os erros, mas poucos compartilham seus insucessos. Aprenda aqui o que não fazer e crie você mesmo novos caminhos!

domingo, 23 de setembro de 2018

Rotina e sucesso

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." Leonardo da Vinci
tempo médio para leitura: 4 min


Quando você chegar em algum momento da sua vida pessoal ou profissional e deparar-se com  desafios que parecem ser intransponíveis, verifique se a sua rotina e seus hábitos não estão te consumindo em um dia a dia pesado, onde você tem pouco ou nenhum tempo para oxigenar suas ideias, dar espaço para assuntos "despretensiosos" ou até mesmo para pesquisar sobre o que você precisa resolver e ver se alguém já não o fez. Pare, respire e cancele aquela reunião, mas guarde o tempo da sua agenda pra você!

Durante duas épocas da minha vida tive algo que eu chamo de lapso temporal, um período onde nada mudou, eu, minha rotina profissional, pessoal, minha ideias, enfim tudo continuou igual por anos!

Percebi que isto traz um prejuízo enorme, porque sempre temos o que aprender, mas como fazer se tudo o que te envolve é algo conhecido?

Assisti uma palestra onde o apresentador citava um modelo criado por um filósofo (não encontrei a fonte para confirmar) que demonstrava graficamente o porque algumas pessoas tem convicção que sabem pouco, sendo que quando as vemos ou ouvimos temos a certeza que estamos diante de um gênio?

Tentei reproduzir o modelo (desculpem a simplicidade do desenho):



O modelo nos mostra dois círculos um menor e outro maior, representando o conhecimento de dois indivíduos. O interior deles são os assuntos que cada um conhece, domina. A parte externa em preto é todo o desconhecido, assuntos que nenhum deles sabe. Já a borda do círculo(em vermelho) é o contato que cada um deles tem com o desconhecido. Portanto quanto mais conhecimento o indivíduo adquirir mais ele terá contato com o desconhecido.

Isto explica a famosa frase de Sócrates - "Só sei que nada sei e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa."

Quis demonstrar este modelo para ficar claro como a mudança em nossa rotina pode nos levar a solucionar o que muitas vezes achamos impossível!

Mas como fazer?

Somente você poderá avaliar a sua agenda, seus compromissos, porém se pudesse dar alguma dica eu diria para que você reserve um tempo para leitura, para participar daquela equipe de implantação de um novo projeto na empresa, de sair com a família para conhecer novos lugares, coisas assim.

Caso fiquemos por muito tempo na rotina a única coisa que tenho certeza é que tudo da nossa normalidade será dominada, mas foi isso que a Olivetti fez. Fabricante de máquinas de escrever, tinha as melhores do mundo e as melhorava constantemente, mas surgiram os computadores, e neste momento melhorar a máquina de escrever não resolve mais nada!

Que tal então oportunizarmos o contato com o desconhecido ou aquela reunião com um assunto mais difícil de entendermos?

Não é nada fácil sair da rotina, porque nossos hábitos e a falta de tempo nos consome, mas digo mais uma vez, isto é preponderante para sairmos do lugar.

Outro ponto que gostaria de deixar como dica é que você tenha alguma fonte de oxigenação, algum grupo ou algo que saia totalmente de perto do que você faz.

No meu caso, na data em que escrevo este texto, trabalho em uma equipe que faz compras para a empresa, mas tenho a grata satisfação de participar de um grupo que está estudando o aprendizado organizacional das ações de inovação e inovação aberta na companhia, com pessoas que dominam assuntos totalmente diferente do que eu conheço, minha fonte de oxigenação!

Pare, respire e cancele aquela reunião, mas guarde o tempo da sua agenda pra você!

Abraços,
Eliakin


Dicas de Leitura:

2 comentários: