Sempre é possível aprender com os erros, mas poucos compartilham seus insucessos. Aprenda aqui o que não fazer e crie você mesmo novos caminhos!

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Boas leituras em 2018


"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes."
Cora Coralina


Quando iniciou-se 2018 não imaginei uma lista tão grande de livros na minha estante de leituras realizadas, mas aconteceu, foram 16 livros lidos e o décimo sétimo em andamento. Para a minha média de leituras é muito bom, em quantidade e qualidade. 

Por isto, quero compartilhar a lista e minhas singelas e breves opiniões sobre cada título. O intuito aqui é incentivar que as pessoas leiam mais. Acredito muito que isto muda a gente e muda o modo como vemos o mundo.

Ler é adquirir conhecimento, é viajar pela mente de outrem, é ser sugado para outra realidade e em seguida ser colocado de frente com a sua nova realidade, devida aos seus novos conhecimentos! Faz bem para a alma!

Segue a lista e em cada nome o link para o livro no Skoob:

A história de Nelson Mandela é inacreditável e foi excelente ter começado o ano com este título. Neste livro montado com as memórias escritas pelo próprio, ele se mostra muito mais humano do que imaginamos. Incrível é como ele vai entendendo seu papel de líder e amadurecendo mesmo dentro da prisão. Conta com detalhes de toda a luta contra o apartheid e como ele entendeu que a vingança e a violência não resolveriam o problema na Africa do Sul.


Basicamente o livro contas passagens da vida do Autor da obra (Abílio Diniz). Ele tenta demonstrar também como encara a vida, a velhice (ele não aceita, aliás), o esporte, a família e a religião. Não achei o livro dos melhores que já li, mas traz algumas boas histórias.

3 - O poder da ação - Paulo Vieira
Quando comecei a ler este best-seller do Brasil, me decepcionei, são cerca de 40 páginas de muita propagando do método aplicado pelo autor em seu seminários. Porém confesso que depois disso existe realmente uma lista de metodologias para lhe ensinar a agir, como o próprio autor diz, "tem poder quem age". Me surpreendi e indico a leitura e a utilização de suas técnicas em diversas áreas da vida.

4 - Rebeldes têm asas - Rony Meisler
Que leitura gostosa! O livro conta a história da companhia Reserva, e quem a conta é o Rony Meisler, um dos fundadores e presidente do grupo. A Reserva tem um jeito bem diferente de fazer negócios, de vender e de se relacionar com seus clientes e colaboradores, fugindo muito de qualquer padrão. Só para exemplificar o presidente do grupo termina seus e-mails com a frase "vamo que vamo pooorra!".

5 - O reverso da medalha - Sidney Sheldon
Sou muito fã do Sidney. Este é mais um de seus romances onde aparecem as marcantes personagens fortes, mulheres e independentes. Neste caso, Kate Blackwell é a protagonista, as indas e vindas, sortes e reveses me deixaram presos a história mais uma vez! 

6 -Sprint - Jake Knapp
Você precisa testar novas ideias, gastando pouco e em tempo recorde? Este é o método utilizado pleo Google para fazer o teste em 5 dias. Passo a passo de como aplicar qualquer ideia, desde as mais simples, softwares complexos, robôs atendentes e outras coisas, é o que Jake Knapp descreve neste livro. 

7 - Gestão do amanhã - Sandro Magaldi e José Salibi Neto
INDISPENSÁVEL, para todo gestor, líder e pessoas que queiram ser protagonista nesta nova economia baseada em rupturas. Sandro Magaldi e o José Salibi Neto são exímios em trazer insights para o leitor. Além disto, um livro que fala sobre transformação digital e Indústria 4.0, não poderia ser igual a todos os outros, por isso existem diversos Talk Shows com especialistas sobre os temas tratados na obra. Se eu pudesse indicar apenas um livro para você ler, seria este!


8 - Vicente Falconi - O que importa é resultado
Cristiane Correa, também autora do livro Sonho Grande, descreve a trajetória do professor Vicente Falconi, um Missionário da Gestão (nome do primeiro capítulo desta obra), que cruzou o Brasil falando aos empresários as maravilhas que uma gestão eficiente, de processos e pessoas, pode fazer! O livro é bom e dá ao leitor uma visão dos negócios pelo viés do Facolni.

9 - Não existe gestão sem comunicação - Daniel Costa
Livro voltado as pessoas de marketing, principalmente endomarketing. Auxilia muito a entender o papel fundamental da comunicação na estratégia das empresas. De fácil leitura, com temas e dados interessantes!

Livro quase centenário (1937), com conselhos sábios de Dale Carnigie. Um manual de como precisamos nos importar com as pessoas para que as amizades durem, as portas se abram e a vida seja melhor. Leitura indispensável. Não á toa as edições não pararam de ser reproduzidas durante todo este tempo.

11 - O poder criativo da Educação 
Sobre a formação da personalidade criativa como condição fundamental da inovação e do sucesso empresarial. Um livro com aspecto de trabalho acadêmico, mas com conteúdo muitíssimo aproveitável, ainda mais neste momento da economia, onde a reinvenção parece fazer parte do dia a dia dos negócios.

Ganhei este livro do autor, que foi meu professor no MBA e que posteriormente tive o prazer de me tornar um amigo. A governança nas empresas da nova economia (em sua maioria Startups) é um assunto muito delicado, pois se você aplicar todos os conceitos de governança corporativa quando o negócio está no início você pode matá-lo, mas se deixar de aplicar enquanto o negócio cresce, a empresa pode se perder. Acredito que esta obra deveria tornar-se um livro de cabeceira para todos os founders (como são chamados os fundadores de startups), pois é um manual do que e como fazer em cada etapa do negócio, para manter as regras de compliance. Indicadíssimo!

13 - A startup enxuta - Eric Ries
Livro que dispensa comentários. É com certeza o manual de como criar produtos e fazer a gestão de negócios disruptivos. Quase tudo que vemos as startups fazerem no seu dia a dia é descrito nesta obra de leitura muito rica.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra Abrashoff, fez com que o primeiro navio sob seu comando , o Benfold, que antes de assumi-lo era o pior em todos os quesitos da marinha americana, em um ano torna-se o melhor em todos ou quase todos os quesitos. Além disso fez com que o Benfold fosse copiado em muitos aspectos pelos demais navios. Aula sobre liderança servidora e sobre como preparar as pessoas para ser mais do que as corporações com gestão tradicional as relegam.


No final de ano, devido ao grande número de viagens que precisei fazer, resolvi levar esta obra junto comigo. Leitura muito leve, engraçada, com um formato diferente do tradicional. O autor compartilha muitas ideias que tem para auxiliar o processo criativo. Dividido em 10 dicas, como por exemplo "Não espere até saber quem você é para começar", leitura rápida com dicas valiosas.

16 - Geração de Valor - Flávio Augusto da Silva
Totalmente ilustrado, este primeiro livro de Flávio Augusto da Silva, é o compartilhamento das ideias do empresário (fundador da WiseUp) e um apanhado de seus pensamentos, alguns deles já compartilhados nas redes sociais anteriormente. A obra não vai a fundo em nenhum tema, mas acredito que o intuito seja apenas tirar as pessoas que estão acomodadas do seu lugar.


Que em 2019 eu e você tenhamos a sorte de topar com boas obras como tantas desta lista!

Abraços,
Eliakin Cari


Nenhum comentário:

Postar um comentário