Sempre é possível aprender com os erros, mas poucos compartilham seus insucessos. Aprenda aqui o que não fazer e crie você mesmo novos caminhos!

sábado, 7 de abril de 2018

“Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Sêneca


Tempo estimado de Leitura: 4min

Quando desisiti dos meus sonhos? Qual foi o dia em que acreditei que não poderia mais alcançá-los? Ou será que a esperança foi morrendo aos poucos?

A minha essência ainda está aqui, dentro de mim?


Nas empresas, pelo menos em boas empresas, há um assunto recorrente que trata de tentar criar um vínculo dos funcionários, clientes e fornecedores, com algo maior, que chamamos de propósito, mas será que eu nunca tive este bendito?

Deixa eu pesquisar aqui: Propósito = Aquilo que se pretende alcançar, destino, desígnio, plano, determinação, prudência, juízo.

Opa, acho que eu já tive tudo isso, mas será que deixei de ter? Eis a questão!

Pensando um pouco melhor, acredito que estejamos falando de duas coisas diferentes, o propósito da empresa/instituição e o propósito pessoal. Mas como posso ter os dois? Eles podem viver separados?

Será que uma empresa que tem o propósito de fornecer as melhores armas, para trazer segurança para toda a sociedade, comporta um funcionário que defende o desarmamento? Acho que não!

Talvez este exemplo tenha sido muito extremo, mas como estão suas escolhas? Você escolheu o lugar que trabalha, que frequenta, a empresa que abriu, alinhado com os sonhos que você tinha e o que acreditava? Ou simplesmente o salário te fez estar onde está? Foi o que deu pra conseguir, ouvimos muito.

Um certo dia, enquanto era vendedor (adorava ser), encontrei um antigo chefe, Superintendente dos Correios na época, na loja buscando alguns CDs. Ao me ver ele veio me dar um abraço e perguntar o que eu fazia ali, respondi que era meu trabalho, ele simplesmente me olhou ternamente e fez mais uma pergunta "Mas lógico que é temporário, certo? Não fique apenas nisto, você pode muito mais!", graças a ele acordei!

Aquelas palavras foram como um tapa com luvas de pelica, eu estava acomodado, em um emprego, que apesar de gostar muito, não tinha a ver com meu propósito, meus desejos.

Muitas vezes precisamos sobreviver, ganhar algum dinheiro para o básico. Isto deve ser passageiro, este é o ponto. Além disto, diversas empresas estão abertas para novos projetos, novos rumos, um propósito. Portanto, não podemos dar desculpas e sim precisamos fazer acontecer, como diria  Paulo Vieira "Tem poder quem age".

Posso parecer um pouco romântico, quando falo dos sonhos e de que é possível alinhar seu propóstio com sua vida profissional, pois bem, citarei apenas dois exemplos de alguns amigos:


  1. É possível alguém viver fazendo arte de rua, ou trabalhando como palhaço? Tenho vários amigos em projetos assim, que fizeram destas artes suas vidas.
  2. Quero me tornar advogado, mas para isso tenho que largar mão de um bom salário para fazer estágio! Pois esta foi a escolha de um amigo, que reduziu seu salário a 25% do anterior. Atualmente ele ganha muito mais, mas isto foi consequência do sonho, acredite.

Talvez o propósito ainda esteja nebuloso, mas existem maneiras de você buscar, ferramentas, técnicas e pessoas que podem nos ajudar, porém ele está em nós, alinhado com nossos valores, crenças, desejos e visão de mundo!

Termino este apanhado de pensamentos dizendo que a vida deve ser vivida alinhada aos seus propósitos. 

Mais profundidade sobre o assunto você encontrará em:

Endeavor - Propósito na sua empresa
ViverDeBlog - Caminho memorável


Um abraço,

Eliakin

Nenhum comentário:

Postar um comentário